O modo de produção capitalista, os
modelos de gestão e os aspectos psicológicos no trabalho
Andréa Luiza da Silveira
I Semana do Servidor: Saúde Mental e Trabalho em Chapecó
Bom dia a todos e todas. E
gostaria de agradecer o convite para participar desta mesa redonda numa
atividade que julgo muito importante para este coletivo de trabalhadores, o
coletivo dos trabalhadores público federais de Chapecó. E a contribuição que eu
espero oferecer aqui é a reflexão sobre “O modo de produção capitalista, os
modelos de gestão e os aspectos psicológicos no trabalho”.
Então, quando eu me pus a
pensar sobre a fala que eu faria para vocês, três questões surgiram. (slide) A
primeira questão foi por que pensar sobre
a relação entre os aspectos psicológicos e o trabalho? A segunda questão
foi por que a relação sofrimento psíquico
e trabalho se configura como um problema? E a terceira questão que me fiz
foi se poderíamos vislumbrar as soluções,
quais seriam elas?
Bem, para podermos refletir nos termos
propostos pelas questões temos que inicialmente, nós temos que deixar claros
dois conceitos. O primeiro deles é o conceito de trabalho e outro conceito é o
conceito de processo de trabalho. E então, a partir deste dois conceitos
refletirmos sobre qual sujeito se constitui a partir da forma como os processos
de trabalho são organizados hoje, na nossa sociedade contemporânea.
Então, para falarmos de saúde mental,
doença mental ou sofrimento psíquico no trabalho e sua relação com a
constituição do sujeito através do trabalho precisamos inicialmente localizar
que tipo de conduta humana é o trabalho.
Segundo Sartre, no seu livro o Ser e o
Nada, são três as categorias cardeais da realidade humana, o fazer, o ser
e o ter. Para a realidade humana ser é escolher-se [...] “nada
lhe vem de fora, ou tampouco de dentro, que ela possa receber ou aceitar.” O
ter dá-se pelo status do que o ser possui, como o conhecimento, por
exemplo. O trabalho é uma conduta humana que está na ordem, sobretudo, do fazer.
(slide) Como pontua Marcuse “O trabalho é
um fazer próprio do mundo humano
em que ao agir o homem objetiva-se e ao objetivar-se, faz-se homem, um fazer
que para além da natureza, da psicologia, da ciência econômica ou da técnica é ontológico.”
O conceito que Marcuse propõem
fundamenta-se no conceito de Marx, para quem o trabalho é uma atividade
tipicamente humana em que o homem ao transformar o mundo transforma-se a si
mesmo. Isso tudo quer dizer simplesmente que nós, seres humanos modificamos o
mundo através do nosso trabalho e ao modifica-lo nos modificamos a nós mesmo,
isto é, nos objetivamos no nosso fazer e, através dele, também nos
subjetivamos.
Ora, isto nos leva a concluir que o
trabalho é então, constitutivo do ser do homem, vale dizer, através do trabalho
o ser-humano humanizou-se, desenvolveu o seu corpo e a sua psique – atividades
cognitivas ou reflexão, o imaginário ou a condição de por um futuro à ação, a
emoção ou a possibilidade de dar significado a ação, a afetividade. O trabalho
foi desde a origem do sujeito, central para a constituição do sujeito, logo,
para a constituição dos grupos humanos também.
(slide)
A meu ver, a importância de se esclarecer a
relação entre os aspectos psicológicos e o trabalho está em que o trabalho
é constitutivo do nosso modo de ser em determinado tempo histórico. E assim, a
forma como o trabalho está organizado em nossa sociedade atravessa diretamente
as nossas possibilidades de subjetivação e de objetivação.
(slide)
Como podemos conceber no sentido do que foi exposto até agora, esses dados, que
foram nos foram concedidos pelo Sr. Roque Veiga, que os apresentou recentemente no II Seminário de Saúde dos
Trabalhadores do Abate e Beneficiamento de Carnes de Chapecó/SC, que ocorreu
aqui em Chapecó, ainda neste ano. Como nós podemos olhar para estes dados e o
que podemos tirar deles?
Podemos observar que os transtornos mentais, as Ler/Dort
etc. estão em evidencia. Essa evidencia nos provoca a pensar sobre os processos
de trabalho que nos levam a situação que estes dados que estão aí representam.
(Slide) Parece-me que a segunda pergunta vai sendo
respondida, isto é, por que a relação sofrimento psíquico e trabalho se
configura como um problema para os profissionais e pesquisadores? Porque,
simplesmente, o sofrimento psíquico no trabalho tornou-se um problema social
que diz respeito a toda a coletividade. E essa totalização é muito importante
porque através dela nós podemos vislumbrar também a resolução destes mesmos
problemas.
Neste sentido é que falo em modo de
produção capitalista, pois tal modo de produção é que impõe de certa forma,
como o processo de trabalho deve ser organizado.
Mas, a meu ver, para que nós consigamos
entender isso, precisamos saber o que é o processo de trabalho. (slide) O
processo de trabalho é todo o caminha, do planejamento a execução, que resulta
num produto, num benefício ou num serviço. O processo de trabalho constitui-se
de: a) a própria atividade humana voltada a certos fins; b) ao objeto de
trabalho e matéria prima; e c) aos meios de trabalho.
Deste modo, as ciências que estudam o
trabalho recorrem a variadas metodologias para compreender a especificidade do
processo de trabalho e de cada atividade realizada. E estes estudos encontram
peculiaridades dos modos de objetivação e subjetivação do sujeito referentes
àquela atividade específica, o que permite prever um nexo entre adoecimento e
atividade. Mas, nós não temos como dar conta disto neste momento então vamos
nos concentrar apenas nas dimensões mais gerais do processo de trabalho no
capitalismo, que é o seguinte, no modo de produção capitalista o sujeito da
ação, ou da atividade, está distante dos resultados da sua própria ação, ou
ainda melhor dizendo, o sujeito da ação, aquele que trabalho não se apropria
dos resultados de sua ação. O que Karl Marx chamou de trabalho alienado.
(slide) Laurel e Noriega, pesquisadores
Mexicanos, ao analisarem o processo de produção e sua relação com a saúde,
entenderam que “[...] sob o capitalismo é trabalho alienado e implica o uso
deformado e deformante tanto do corpo como das potencialidades psíquicas,
converte-se numa atividade cujo componente desgastante é muito maior que o da
reposição e desenvolvimento das capacidades. É, pois, a combinação entre o
desgaste e a reprodução que determina a constuição das formas históricas
específicas biopsíquicas humanas. (Laurel e Noriefa, 1989)
Assim, as práticas que compõem os modelos de gestão
desde sua origem, do taylorismo à gestão flexível, seguem os mesmos objetivos,
a disciplina e o controle da classe trabalhadora ou, se quisermos, de um
coletivo específico de trabalhadores. Eu diria ainda que atualmente, os modelos
de gestão afetam, além de tudo, a organização politica dos trabalhadores para
as lutas pela sua saúde, pelas adequadas condições de trabalho e de vida.
É muito importante nós notarmos que o
objetivo primordial dos modelos de gestão pode-se dizer, desdobrou-se no
controle dos seres-humanos para que estes se adaptem ou se submetam a jornada
de trabalho, ao ritmo de trabalho e as relações humanas de trabalho como o
processo decisório, por exemplo, de acordo com os interesse daqueles que a
gestão representa. E nesse contexto mais geral encontramos as implicações do
que chamamos sofrimento ou adoecimento relacionado ao trabalho, a exemplo da
síndrome de bournaut, da depressão, das síndromes do pânico, ideação suicida e
suicídios em locais de trabalho propriamente ditos e assim por diante.
Frente
a tal situação complexa podemos pensar em soluções? (slide) Creio que sim, mas
não sozinhos, não pensando e agindo cada um por si.
As análises e intervenções
de Christofhe Dejours, por exemplo, nos mostram que em organizações de trabalho
onde o sofrimento psíquico é extremo encontra-se também um coletivo de
trabalhadores que não conseguiram preservar ou lutar para manter as relações de
solidariedade.
As iniciativas de Dejours
e seus colaboradores é possibilitar, na medida em que uma metodologia pode
fazê-lo, que as relações de solidariedade constituam-se novamente. E isso tem
como consequência uma experiência do tipo “não estou só”, ou ainda, “conto com
os outros”. Essa perspectiva de atuação técnica também valoriza a organização
política. Podemos ver um exemplo no que Begue nos fala sobre uma intervenção
que ela fez sob a orientação de Dejours, numa organização onde houveram vários suicídios,
isto na França. Ela diz que “Fiquei impressionada pela qualidade do
investimento no coletivo pelos seus membros. As sessões proporcionaram
verdadeiros reencontros entre aqueles que se cruzavam pelos corredores a cada
dia, permitiram às pessoas de se revelarem a si mesmas e aos outros. Eu imagino
que elas passaram a se permitir novas solidariedades. Que novos laços puderam
então surgir para transformar-se em capacidade de ação! (Dejours e Bègue, 2010,
p. 103)
Podemos
ainda nos perguntar por que as questões políticas são tão importantes quanto os
aspectos técnicos. Continuamos a tentar responder a terceira pergunta, quais
soluções possíveis. Mas vamos agora fazer o inverso do que tínhamos feito
antes, vamos partir do singular para o universal. Vamos tentar imaginar um
homem que não consegue mais voltar ao trabalho, só de pensar em voltar ao
trabalho perde a vontade de fazer qualquer coisa que seja, e quando tem algo
que o leva a ir ao prédio do seu local de trabalho, treme, o coração acelera e
não consegue sequer falar. Essa é uma situação hipotética e sem um diagnóstico
preciso. Mas, como ele se sente? Muito possivelmente se sente sozinho.
O
anti-psiquiatra Van Den Berg, que escreveu o famoso livro, O paciente
psiquiátrico, já dizia que a questão central do sofrimento é a solidão. Então a
sugestão é tanto para a atuação clínica ou atendimento individual ao sujeito em
sofrimento.
a)
Inicialmente
é necessário compreender a relação entre os aspectos sociais e os psicológicos,
exercício que tentamos fazer aqui; (a psicologia social e do trabalho dá conta
disso);
b)
Em
segundo lugar, fazer-se um diagnóstico que identifique a relação entre as
atividades desenvolvidas e os processos de objetivação e subjetivação
específicos a cada atividade e também sua relação com os modos de gestão; (a
ergonomia pode contribuir);
c)
Pensar
num programa da promoção de saúde considerando os princípios do Sus e as
potencialidades da rede.
Mesa redonda: A configuração do trabalho na contemporaneidade: precarização e os agravos à saúde mental dos
trabalhadores. Andréa Luiza da Silveira, Michele Lucas e Márcia Luiza Pit Dal Magro.