Andréa Luiza da Silveira
Este texto, na forma de perguntas e respostas, objetiva facilitar o entendimento das pessoas sobre a psicologia e a psicoterapia. Vejo como importante divulgar que a psicologia deve oferecer às pessoas um método seguro de resolver a problemática psicológica, baseado na ciência, sendo que o paciente é ativo nesse processo. Portanto, a psicologia não disponibiliza de uma fórmula mágica para a resolução dos problemas. A resolução dos problemas é viável desde que o paciente realize os procedimentos necessários para modificá-los.
O que esperar de uma psicoterapia?
Pode-se esperar a superação do problema psicológico. O aspecto positivo da psicoterapia é que a superação ocorre com segurança, pois o psicólogo age de acordo aos preceitos éticos e científicos que regem a profissão. O paciente tem a tranquilidade de se submeter a um processo iluminado pela psicologia científica, fundamentada em estudos, pesquisas e análises.
Quem é o psicólogo?
É um profissional graduado em psicologia que é uma disciplina científica. O psicólogo, como um profissional que atua como psicoterapêuta, faz parte do Conselho Federal de Psicologia - CFP no âmbito nacional. E no âmbito regional o psicólogo faz parte do Conselho Regional de Psicologia - CRP, no caso de Santa Catarina, CRP-12. Os conselhos devem conhecer, divulgar, regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional do psicólogo. O psicólogo deve atuar segundo os preceitos da psicologia como ciência e profissão. Qualquer pessoa pode acessar o código de ética do psicólogo via internet.
O psicólogo clínico pode dar receitas médicas ou receitar algum remédio ou substâncias como florais?
Não. O trabalho do psicólogo é baseado em entrevistas, diagnóstico psicológico, esclarecimento da problemática psicológica e mediação para que o paciente compreenda e transponha essa problemática. O paciente é ativo no seu próprio processo de superação da sua problemática psicológica.
As técnicas psicológicas, instrumentos de medidas psicológicos e testes psicológicos que o psicólogo utiliza são avaliados e validados pelo Conselho Federal de Psicologia. Portanto, o psicólogo está habilitado a empregar tais técnicas e testes para diagnosticar e intervir com segurança para a transposição do problema psicológico.
O que é psicoterapia?
A psicoterapia é um conjunto de técnicas psicológicas fundamentadas por uma teoria psicológica. Uma teoria psicológica é desenvolvida a partir de estudos teóricos, pesquisas e de análises reflexivas sobre a prática da psicologia. Esta prática da psicologia tanto ocorre nas instituições como escolas, hospitais, empresas, como no consultório de psicologia. A psicologia clínica é uma das áreas de atuação do psicólogo. E a psicoterapia é uma das possibilidades de atuação do psicólogo dentro da área da psicologia clínica.
O que faz o psicólogo no processo psicoterapêutico?
Desenvolve seu trabalho para mediar a pessoa na superação de seu problema psicológico. Na psicoterapia um relacionamento se estabelece entre o psicólogo e o paciente. Esta relação envolve um processo que tem inicio, meio e fim. Parte de problemas trazidos pelo paciente e finda com a superação destes problemas. Mas, para se atingir tais fins, isto é, a superação dos problemas sofridos pelo paciente, é necessario o comprometimento no processo psicoterapêutico tanto por parte do psicólogo como por parte do paciente.
Qual o compromisso do psicólogo?
O compromisso do psicólogo é atuar de acordo aos preceitos da psicologia como ciência e profissão. Agir de acordo a ética profissional e a fundamentação teórica e metodológica da psicologia.
Quais compromissos que o paciente tem com o seu processo psicoterapêutico?
O compromisso básico de ambas as partes é estarem presentes nos horários e dias marcados. É preciso haver continuidade das sessões, de acordo com o que foi combinado entre o psicólogo e o paciente. Isto porque a psicoterapia é um processo conduzido pelo psicólogo para atingir os fins que o paciente trouxe. A psicoterapia é um processo, e como tal, é continuo e leva algum tempo. Além de ser um processo, a psicoterapia envolve ações do paciente para viabilizar a superação do seu problema psicológico, portanto, é um processo ativo, em que o paciente deve estar comprometido, disposto a agir para modificar o contexto do seu sofrimento.
É possível transpor o problema psicológico?
Sim é possível. É possível superar um processo depressívo, a tristeza, a fadiga, a timidez ou as dificuldades de relacionamento etc. O objetivo geral de qualquer processo psicoterapêutico é a superação do problema trazido pelo paciente. Mas os objetivos de cada paciente são diferentes e devem ser esclarecidos. Para se esclarecer os objetivos, ou seja, para onde e como o paciente deseja se encaminhar, é importante realizar um diagnóstico que configura a problemática do paciente. Esta fase inicial do processo psicoterapêutico resulta na compreensão do paciente sobre a sua problemática. Mas, algumas ações já devem ter sido encaminhadas para a superação desta problemática que envolve certo sofrimento do paciente.
O psicólogo vai dizer o que o que o paciente deve fazer?
Não. O paciente encontra segurança para fazer suas próprias escolhas críticas mediante a análise reflexiva de sua própria história e o mapeamento de suas possibilidades frente a um campo de possíveis. Assim, o paciente reflete sobre suas experiências para orientar seu projeto de ser realizando o seu desejo de ser.
O psicólogo só trabalha em função de uma problemática psicológica?
Sim. Entretanto existem situações de dúvida em relação a carreira, por exemplo, em que a pessoa se encontra perante várias possibilidades e precisa escolher. Mas, apesar de ser uma situação positiva, em que a pessoa não se encontra em sofrimento, ela precisa de auxilio para refletir. Então, o psicólogo pode desenvolver com a pessoa uma orientação profissional - no caso de escolha da carreira, re-orientação profissional - no caso da pessoa estar atuando profissionalmente mas desejar rever algumas escolhas.
A psicoterapia tem um fim?
Sim. O próprio paciente vai identificando, ao longo do processo psicoterapêutico, as suas conquistas e realizações. Neste sentido, o paciente mesmo verifica que o processo psicoterapêutico está findando, pois ele próprio entende que superou a problemática psicológica que o levou à psicoterapia.