Nosso objetivo neste texto é somente apresentar algumas técnicas e estratégias de intervenção em psicologia, são elas: o Processo psicoterapeutico; o Aconselhamento psicológico e a Orientação Profissional.
Através da teoria e das técnicas da psicologia clínica pode-se tratar de pacientes da terceira idade, adultos e adolescentes, bem como crianças. Os problemas mais comuns são: dúvida profissional, falta de motivação, dificuldade de concentração, dificuldades no relacionamento com a família, como o amor, com colegas de trabalho, com amigos, timidez, solidão, tristeza, depressão, esquizofrenia, entre outros. A intervenção psicológica deve servir para a superação de tais problemas, de acordo com a ética psicológica e pautada por um pensamento científico.
O processo psicoterapeutico é constituído por 3 momentos: a avaliação psicológica ou diagnóstico, a compreensão do paciente frente ao problema, superação do problema mediante perspectivas sólidas de futuro. Sistematiza-se em sessões de 55 min. que ocorrem, geralmente, uma vez por semana.
Além da psicoterapia, que media a superação de problemas de ordem psicológica envolvendo a personalidade do paciente há o Aconselhamento Psicológico. O Aconselhamento Psicológico é direcionado a problemas de ordem psicológica mais imediatos, isto é, prioriza-se uma demanda específica, como por exemplo:
- Lidar como uma doença com risco de morte envolvendo todo o modo de vida do paciente;
- lidar com uma doença grave que exige mudança de hábitos de vida (cardiopatias, câncer, diabetis etc.)
- superar os impactos vividos por vítimas de acidentes traumáticos ou/e mutiladores;
- auxiliar no tratamento médico de pacientes com dificuldades referentes à/ao :
- sexualidade – dificuldades com a ereção, impotência, problemas em relaxar durante o ato sexual, dúvidas em relação ao prazer etc.
- auto-imagem – achar-se gordo(a) mesmo que abaixo do peso, obesidade, achar-se feio(a) atrapalhando a paquera ou as relações humanas em geral etc.);
- ansiedade – responder aos mais diversos contratempos com irritabilidade e agressão etc.
- ao tabagismo;
- alcolismo etc.
- orientar a escolha profissional;
O aconselhamento psicológico sistematiza-se em 20 sessões de 55 min. cada. Os momentos que constituem o aconselhamento psicológico são os mesmos da psicoterapia, porém, extremamente direcionados pela demanda específica. O paciente receberá a orientação adequada, caso seja averiguado pela psicóloga a necessidade de passar-se do aconselhamento psicológico para o processo psicoterapeutico.
Dica: é sempre importante você se informar sobre a psicologia como ciência e profissão para obter um serviço de psicologia adequado. Sobre isto acesse o link www.pol.org.br, que é a página do Conselho Nacional de Psicologia.