domingo, 21 de junho de 2009

SÓ EXISTE O AMOR QUE SE CONSTRÓI


Já dizia a escritora francesa Simone de Beauvoir só existe o amor que se constrói.

Mas, no início, quando duas pessoas se encontram e vivem as primeiras experiências de atração parece que o relacionamento está acontecendo por conta própria... Mágico.... Magia.... Paixão.... Aquela pessoa parece ser por algum motivo a pessoa certa.

Num relacionamento amoroso, as vivências de magia, paixão e sexualidade constituem, certamente, a história amorosa e o próprio amor. Sendo que, um aspecto fundamental para o relacionamento amoroso ser gratificante e realizador para os dois, e que não pode ser negligenciado é A COMUNICAÇÃO entre o casal.

A COMUNICAÇÃO a meu ver é tão importante quanto a sexualidade, o companheirismo e a confiança. Ingredientes tão ressaltados como importantes para um relacionamento amoroso bem sucedido.

Quando as pessoas com as quais eu trabalho em psicoterapia trazem a baila suas questões amorosas a complicação do casal sempre recai no mesmo tema A COMUNICAÇÃO. Verifico então que muitas coisas não são conversadas pelo casal. Por quê?

- Uma das justificativas é o receio de haver uma briga, então, é melhor não falar sobre o problema. Mas as brigas não param de acontecer mesmo assim.

- Às vezes, as pessoas não se dão conta que planejam algo, ou fazem algo, pressupondo que o outro pensa ou deseja determinada coisa, MAS O OUTRO NÃO PENSA E NEM DESEJA TAL QUAL FOI PRESSUPOSTO E SIM OUTRA COISA. O tipo de fala é “eu acho que...ela ou ele acha que...então....fiz isto por que ... penso eu fazer isto porque...Ora, é preciso verificar, efetivamente, o que o outro pensa e o que o outro deseja.

- “Vivo melhor sem você?” É comum a pessoa dizer que cogita a separação. Mas, é muito comum também não conseguir viver sua vida sem a outra pessoa. Não adianta ficar brincando o jogo do casa/separa.

Estou referindo-me aqui, a situações nas quais o casal se ama, mas enfrenta problemas. Estes problemas começaram em certo contexto da relação amorosa e foram se estendendo, não raro, por anos a fio. Não estou discutindo aqui as situações em que não há mais amor, isto é, quando o amor acaba. Mas, o que é o amor?

Amar é... estar comprometido com o outro de tal forma que sua história, seus melhores momentos e seu futuro passam pela história do outro, pelos melhores momentos do outro e pelo futuro do outro.

SÓ EXISTE O AMOR QUE SE CONSTRÓI

O que esta frase quer dizer? Quer dizer que tudo o que acontece na relação amorosa foi construído ou será construído pelos dois. E para além da emoção que envolve a sexualidade e a paixão é preciso refletir e compartilhar esta reflexão dialogando, planejando juntos e negociando.

SÓ EXISTE A COMUNICAÇÃO QUE SE CONSTRÓI

A forma como o casal resolve seus impasses, suas dúvidas, suas divergencias etc. também foi construída. Se foi construída de uma maneira que resulta em conflito, isto pode ser modificado. É preciso um esforço do casal em se ouvir, em pensar sobre o que o outro diz para modificar uma dinâmica de comunicação conflituosa para uma dinâmica em que os dois sintam-se confortáveis e seguros.