sábado, 11 de outubro de 2008

Família: solidariedade e comprometimento

Quais são os principais problemas da família moderna? Na verdade são vários. Mas, uma das demandas que se sobressaem no processo psicoterapêutico familiar está relacionada à educação dos filhos. A correria do dia-a-dia, muitas vezes relacionada às exigências do trabalho, deixa pouco tempo para o casal, para a família. Neste sentido, tendo pouco tempo para fazerem coisas juntos, aos poucos as pessoas vão se afastando, deixando de se tecer na rede familiar, sentindo-se isolados uns dos outros e que pouco ou nada tem a ver uns com os outros.

A priorização da materialidade é uma das propostas da família moderna. Ora, a materialidade é importante, condições de conforto, manutenção da saúde, alimentação, escola etc. Mas, qual a conseqüência da materialidade estar em primeiro lugar na vida das pessoas? O grau de importância oferecida aos bens - como carro, casa, decoração, festas - destaca-se demais comparado ao grau de importância das relações humanas – fazer coisas juntos, dividir tarefas e responsabilidades, compreender uns aos outros.

Por isso, no processo psicoterapeutico, procura-se viabilizar a família e o casal, propondo terem mais tempo junto. Estar junto é ter tempo e atividades dedicadas à família. Portanto, além de momentos em que as pessoas estão presentes no mesmo espaço para um almoço, uma janta, uma comemoração, é fundamental também ser fraterno um com o outro na divisão das tarefas, pois, as coisas que são compartilhadas em comum exigem atividades a serem feitas, como, por exemplo, lavar a louça, levar no médico, ajudar a fazer os deveres etc. O que une as pessoas é também o fazer junto.

Pelo que foi colocado acima é possível entender as queixas trazidas nas primeiras sessões de psicoterapia do casal, da família ou da criança. Tais queixas envolvem, então: dificuldades em experiênciar ser pai ou mãe, um dos cônjuges ou os dois pensando em se separar, a criança com problemas na escola, o adolescente com problemas na escola e de comportamento, dificuldades em dialogar.

Ressaltou-se aqui, um aspecto importante do processo psicoterapeutico, viabilizar a família e o casal para estar junto e fazer junto. Além disto, é importante também, que cada um mantenha seu espaço individual, com seus amigos, realizando seus gostos particulares etc. Neste sentido, cada família e cada casal tem sua sigularidade. Certamente que o serviço de psicologia vai levar em conta esta singularidade no processo psicoterapeutico.