terça-feira, 13 de maio de 2008

Psicoterapia, uma alternativa para a superação dos problemas psicológicos.


Você já viveu alguma situação de sofrimento no trabalho, no seio familiar, no ambiente de estudos, nos grupos de amigos?

Os problemas psicológicos, muitas vezes, começam assim, como um desconforto nas relações. As queixas mais comuns são: a timidez, a dificuldade de concentração, certa melancolia ou tristeza, as dificuldades em relação à sexualidade, a insatisfação a respeito do próprio corpo, as dificuldades em lidar com algumas situações sem se emocionar (chorar ou explodir), a insegurança em relação à profissão, as dúvidas na escolha de uma profissão, a depressão, a esquizofrenia etc. Mas é importante saber que, do mesmo modo que tais dificuldades acontecem na vida das pessoas, elas podem ser superadas.
Resolver uma dificuldade de ordem psicológica só é possível porque a personalidade é constituída historicamente mediante diversas relações. O tempo é uma destas relações (passado, presente e futuro), com os outros (família, amigos), com o corpo e com o mundo (instrumentos de trabalho e roupas). Por conseguinte, sendo estas as relações fundamentais das pessoas, é justamente nelas que se dá a complicação a nível psicológico. E, resolve-se o problema psicológico na medida que se soluciona os impasses destas relações. O trabalho do psicólogo é, exatamente, orientar através do método científico adequado, a resolução de tais problemas.

Vejamos um exemplo de uma pessoa que se complica psicologicamente em dado momento de sua história pessoal. Sr. ‘X’’ é um homem que tem um cotidiano rígido de horários precisos. Ele jamais se atrasa, é conhecido como pontual e responsável. Costuma-se dizer “com Sr.X. pode-se contar...”. No entanto, aumentaram as suas responsabilidades no trabalho ao mesmo tempo que teve que buscar, todos os dias, seu filho na escola. Sr. X tem se aborrecido. Cada vez mais tem se aborrecido e irrita-se facilmente. Quando vai buscar o filho na escola, irrita-se (emoção) profundamente com o transito (em relação ao mundo) posto que chega atrasado e sempre deixa coisas por fazer no escritório. Atualmente costuma irritar-se com os outros, já houveram alguns maus entendidos no trabalho e com sua esposa. Irrita-se quando o filho (em relação aos outros) demora para se arrumar antes de ir para a escola ou brinca na frente da escola enquanto sr. ‘X’ o espera. Então, Sr. X briga com o filho. Aliás, de repente, irrita-se facilmente e em qualquer lugar, no trabalho, em casa e até em atividades de lazer. Nosso irritado preocupa-se, pois quando se dá conta já está brigando, xingando, faz seu filho sofrer com tal atitude e magoa as pessoas. Ele mesmo já percebeu sua mudança de atitude, não consegue deixar de se irritar e não quer mais se relacionar assim.

Podemos dizer que Sr. X não está conseguindo lidar com determinadas relações em determinado contexto de sua vida. Este fato aborrece-o, visto que, não é este o pai que quer ser e o colega de trabalho que quer ser. Sr. ‘X’ gostaria que as pessoas continuassem a contar com ele sem ter medo que ele explodisse ou se irritasse. Mas para que ele consiga superar esta ‘irritação’ talvez necessite do auxilio de um profissional capacitado. A psicoterapia é uma alternativa que as pessoas têm para buscar a resolução dos problemas psicológicos, como os do sr. ‘X’. Ora, vivemos numa mesma cultura, na qual impera o corre-corre. Diz-se até que esta é a condição das pessoas modernas. Então, parece que temos senhores X’s, senhoras X’s, crianças X’s.

A psicologia está a disposição das pessoas, para que ao invés de enfrentarem suas dificuldades sozinhas possam ter retaguarda de uma ciência com metodologia adequada e segura. Sendo que, esta ciência é a psicologia.

Fotos Fábio Carminati